Campanha da Fraternidade 2024 é lançada nesta quarta-feira

Campanha da Fraternidade 2024 é lançada nesta quarta-feira

Foto: Gilberto Ferreira

A Arquidiocese de Santa Maria realizou, na manhã desta quarta-feira (14), um evento para marcar o lançamento da Campanha da Fraternidade 2024. O ato ocorreu no Centro de Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter e reuniu a imprensa e convidados da cidade e da região.


+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia


Neste ano, a campanha convoca todos para a responsabilidade coletiva de quebrar barreiras, levando o amor para além dos limites da geografia. Sob o tema Fraternidade e Amizade Social, e o lema “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt 23,8), o arcebispo de Santa Maria e presidente do Regional Sul 3 da CNBB, dom Leomar Brustolin, falou sobre a Carta do Papa Francisco relativa à Campanha da Fraternidade de 2024.

 
– Nós percebemos a necessidade de estimular a amizade social. É preciso superar as polarizações, as divisões, as perseguições e, acima de tudo, as discriminações, sejam elas de qual ordem for. Nós precisamos ter consciência que não existirá um mundo melhor e mais humano se a gente não se respeitar – destacou dom Leomar.


Nesse sentido, busca-se fazer um caminho quaresmal em três perspectivas: primeiro, incentivar as pessoas a verem as situações de inimizade que geram divisões, violência e destroem a dignidade dos filhos de Deus.


Segundo, impulsionar as pessoas a iluminar-se pelo Evangelho que as une como família. E, por fim, agir conforme a proposta quaresmal, de uma conversão constante, promovendo o esforço para uma mudança pessoal e comunitária.


Foto: Divulgação


Mobilização

A Campanha da Fraternidade, assumida pelo episcopado brasileiro, completa 60 anos num movimento de oração, conversão e solidariedade que gerou muitos frutos na igreja e no Brasil. Serão cinco semanas intensas de mobilização, que culminarão na Coleta Nacional da Solidariedade, no dia 24 de março, e em todas as celebrações do fim de semana do Domingo de Ramos.


A Coleta Nacional da Solidariedade é fundamental para garantir o apoio a muitas iniciativas solidárias de empreendedorismo comunitário, combate à fome, entre outras, indicadas pela própria igreja espalhadas pelo país, sempre ligadas ao tema da própria campanha de cada ano, conforme divulgado nos editais do Fundo Nacional de Solidariedade (FNS).


Em 2023

No ano passado, a Campanha da Fraternidade foi refletida e vivenciada sob o tema “Fraternidade e fome”, diante da situação de retorno do país ao Mapa da Fome. Com recursos da Coleta Nacional da Solidariedade do ano passado, o Conselho Gestor do FNS aprovou 240 projetos indicados pelos bispos e distribuiu R$ 6,5 milhões em todo país.


A iniciativa

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) propõe à igreja e à comunidade, pela 60ª vez, desde 1964, a Campanha da Fraternidade. No Brasil, a iniciativa é um modo de a igreja celebrar o tempo da Quaresma, com oração, jejum e caridade associado à reflexão e ação sobre um tema específico.


Expressão de comunhão e partilha, a Campanha desperta o espírito comunitário na busca do bem comum; educa para a vida em fraternidade e renova a consciência da responsabilidade por uma sociedade de irmãos.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

POR

Gilberto Ferreira

gilberto.ferreira@bei.net.br

Rompimento de rede de água desabastece bairros em Santa Maria Anterior

Rompimento de rede de água desabastece bairros em Santa Maria

Bairros de Santa Maria poderão ficar sem água nesta quinta-feira; veja quais são Próximo

Bairros de Santa Maria poderão ficar sem água nesta quinta-feira; veja quais são

Geral